Essa semana a Adobe anunciou o novo pacote de Creative Suite, o CS4 após 1 ano e meio de CS3 no mercado. O CS3, que foi o primeiro pacote a integrar os softwares da Adobe com os da extinta Macromedia não trouxe grandes mudanças aos usuários do Dreamweaver. Na versão CS4, essa integração ficou ainda maior, e as mudanças no Dreamweaver parecem deixar o software mais atrativo.
Em evento online realizado hoje pelo pessoal do MXStudio, as mudanças foram apresentadas e indicam melhorias. Os principais novos recursos são:
– Live View: O Live View é um browser dentro do Dreamweaver. A idéia é que as modificações feitas no código (em layout ou interação), possam ser visualizadas no próprio arquivo, sem precisar ficar abrindo o browser para teste. Parece promissor, desde que funcione com mais fidelidade que o tal modo “Visual” do Dreamweaver atual.
– Code Hint para frameworks e Ajax: Esse recurso é uma novidade importante. No post anterior, o Danilo comentou sobre o crescimento do Jquery e das bibliotecas de interação em Javascript, que vêm ganhando mercado. Que bom que a Adobe está prestando atenção nisso, e ajudou os desenvolvedores na tarefa. Segundo o site oficial da Adobe, vai ser possÃvel “incorporar estruturas JavaScript populares, incluindo jQuery, Prototype e Spry”.
– Related files: Mais um recurso que promete ser bem interessante. Vai ser familiar para quem costuma utilizar o “Inspect” do Firebug. Ao clicar em um elemento no modo de visualização do Dreamweaver, os arquivos que determinam aquele elemento são imediatamente relacionados, tornando bem mais fácil encontrar e editar o código.
Alguns outros recursos foram adicionados também, mas como eles são excessivamente WYSIWYG não procurei saber em detalhes. Só para constar, são recursos como o Photoshop Smart Objects (uma espécie de integração entre o arquivo .PSD e o Dreamweaver, fazendo com que alterações feitas em um, sejam simultaneamente aplicadas no outro) e o Adobe InContext Edit (cria áreas com “permissão” de edição pra usuários finais – socorro!).
De modo geral, parece que vai agregar funcionalidades interessantes ao Dreamweaver. Particularmente, acho um software bacana, desde que usado como um editor de código, e não como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento. Já vi muita porcaria feita, zilhões de ids de css chamados de style1, style2, style3 e htmls com tabelas geradas automaticamente pelo Dreamweaver.
Mas nesse caso, o problema são os usuários do produto, que ao invés de tratá-lo como ferramenta, utilizam como matéria-prima para desenvolvimento. Se você gosta do Dreamweaver, as novas funcionalidades do CS4 vão ser de grande valia. ;)
Para quem quiser saber mais assista à palestra online de apresentação do Pacote CS4 feita pelo Danilo Santana.
não curto blogs que falam de tecnologia de Internet. mas o globo giratório onde fica as TAGs eu adorei.
Sabe me dizer se o novo software está de acordo com as web standards?
Olá amigo, quem garante compatibilidade com os padrões web é você, no código, nenhum software faz o código certinho, seguindo web standards, com o html / css validado, etc.
[]s
Acho que não nos entendemos. É óbvio que quem cuida disso é o desenvolvedor. O Dreamweaver, CS3 e versões anteriores, não exibem corretamente a maioria dos sites desenvolvidos de acordo com os Padrões Web. Reformulando a minha pergunta: o Design View do Dreamweaver está exibindo de acordo com os Padrões Web?
Acho que agora ficou mais claro, né? Apesar do Dreamweaver ser o WYSIWYG mais famoso no desenvolvimento web, a visualização dele não é Standard Compliant. Assim como a maioria dos browsers têm limitações, aceitável. Por isso gostaria de saber se o CS4 deu um salto nesse aspecto.
Cheers. :D
Web Standards e as ferramentas de desenvolvimento -> http://revolucao.etc.br/archives/web-standards-e-as-ferramentas-de-desenvolvimento/
Ah sim.. entendi, rs.
Então, sim, o “browser” dentro deles, segue os padrões da W3C. Mas… é obvio que deve ter bugs, Acho que ainda é mais confiável continuar salvando o cógido e dando f5 no ff hahaha
[]s