SideSight, novidades da Microsoft na interface touch

A Microsoft anunciou essa semana durante o simpósio de User Interface Software and Technology a nova tecnologia em desenvolvimento: o SideSight. Apesar de ter tudo a ver com as interfaces touchscreens, o conceito tem uma diferença bastante básica entre as tecnologias multitouchs do Iphone (que é um sensor de calor ao toque) e da HTC (que utiliza sensor de pressão).

Demonstração do uso do SideSight

A SideSight não é exatamente touch, pois baseia-se em sensor de movimento, ou seja, não é necessário contato entre o usuário e o gadget. A idéia é diminuir a necessidade de precisão do toque, que vai ficando cada vez mais difícil à medida em que se diminui o tamanho dos aparelhos.

Tecnologia do SideSight
Se a tecnologia for bem desenvolvida, não só o problema do tamanho dos aparelhos móveis terá sido superado, como vários outros problemas que as atuais tecnologias touchscreen apresentam, como a acessibilidade (que foi completamente ignorada no Iphone). Como o usuário não precisa apontar nada na tela, e sim realizar o movimento, o uso é possível para pessoas cegas, baixa visão ou mesmo com dificuldades motoras. Nos touchs atuais, no caso do Iphone, o sensor de calor faz necessário o uso de luvas especiais em países de inverno rigoroso, enquanto o multitouch da HTC, precisa ser configurado por cada usuário individualmente, para ter calibrada a pressão exata do dedo.

O sensor utiliza infra-vermelhos que têm alcance de 10 centímetros, e permitem utilização completa da área do ecrã, já que os comandos são feitos através de movimentos do usuário. Mais uma promessa de interação com o usuário, e mais um dos desafios que teremos como profissionais de interface.

One thought on “SideSight, novidades da Microsoft na interface touch

  1. “enquanto o multitouch da HTC, precisa ser configurado por cada usuário individualmente, para ter calibrada a pressão exata do dedo.”

    Isso não é muito verdade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *