O que esperar do futuro?

Aconteceu ontem (dia 30/10) aqui em SP o multirão do lixo eletrônico. Particularmente, não sei quanto material foi coletado, mas até bem próximo da data do evento, a expectativa girava em torno de 20 toneladas de eletônicos desprezados que deveriam ser recolhidos.

Isso nos faz pensar que a tecnologia causa mudanças irreversíveis na nossa sociedade, algumas das quais podemos prever hoje em dia, e outras que viram que estão longe do nosso alcance. Aproveitando esse ensejo, o post de hoje é pra mostrar o vídeo de uma cidade do futuro, na qual a grande maioria das interações humanas acontecem com o intermédio da tecnologia.

Cooltown é uma cidade fictícia da HP, mas as tecnologias apresentadas estão muito mais para realidade do que para a ficção. Isso nos assusta, de certa forma, pois a mudança não atinge somente as ferramentas do nosso cotidiano, mas também a nós mesmos, nossas necessidades e relações sociais e culturais.

(E levanta um pouco a velha história de perdemos também nossa privacidade, e consequentemente sempre vigiados pelo Grande Irmão).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *