A busca é um processo difícil e poucas pessoas acham fácil procurar informações em ambientes corporativos. Onde está o manual do usuário de tal programa? Em qual e-mail será que está o relatório de operações do mês de junho? Onde será que tem a planilha do mês que vêm? Pensando nisso que foi criado o Google Search Appliance.

O interessante é que o GSA tem o mesmo algoritmo de busca do Google, pode ser implementado em sites, mas também lê outros tipos de arquivo como .pdf, .doc, .ppt, etc etc… Na verdade o Crawler lê mais de 220 tipos de arquivos diferentes em Windows, UNIX e Linux. E dá a mesma relevância para qualquer um desses arquivos, a menos que o usuário altere um dos 200 critérios de relevância.
O serviço / hardware é cobrado por de documentos indexados, o Google disponibiliza 4 versões:
Google Mini - Até 300.000 documentos
GB-1001 - Até 3 milhões de documentos
GB-5005 - Até 10 milhões de documentos
GB-8008 - Até 30 milhões de documentos
Atualmente, o Google Search Appliance já tem mais de 20 mil clientes ativos.
O Google Search Appliance, junto com o Google Custom Search Engine foram me apresentados no Google Search Masters 2008 e foram, de longe, os aplicativos mais interessantes do evento.







Danilo é programador interface da AgênciaClick, corinthiano, vegan e geek. Gasta suas horas com xadrez, poker, vendo futebol e esporadicamente dedica 5 minutos semanais à Belinha - mas é mto provável que esse tempo agora seja dividido com o TidBits... Danilo sabe php, rails, javascript, xhtml, css, jquery, webstandards, seo, sql, opensocial, etc. E já fez sites para espn, fiat, fila, umbro, fgv, gatorade, petrobras, etc. Veja o 

Belinha agora é arquiteta de informação na RMG Connect, está cozinhando melhor, mas postando cada dia menos... ainda assim, sempre que dá aparece aqui no TidBits para dar seus pitacos sobre desenvolvimento... (Belinha é casada com o Danilo)