O bilionário mercado de games em Redes Sociais

No final de 2010, segundo uma matéria da globo.com a Zynga, criadora de jogos e aplicativos para as plataformas Facebook / MySpace teve seu valor de mercado cotado maior do que a Eletronic Arts.

De um lado, a Eletronic Arts é a produtora da série Fifa Soccer, NHL, NFL, NBA, The Sims, SinCity, Medalha de Honra, Senhor dos Anéis, Need For Speedy, Nascar, Rock Band, etc…
Tem 6100 empregados, é cotada em U$5.15 bilhões segunda a Nasdaq e foi fundada em 1982.

De outro lado a Zynga cria jogos em flash ou html + javascript onde as pessoas clicam em botões escritos “Atacar gangue rival”… como Mafia Wars, FarmVille, Café World, etc
Tem 1500 empregados, é cotada em U$5.5 bilhões segunda a Nasdaq e foi fundada em 2007.

E depois de Farmville, Mafia Wars, vieram Castle Age, Pet Society, Restaurant City entre outros jogos para facebook, e já existem pesquisas dizendo que sites para facebook faturam mais do que para consoles.

O modelo de jogos free-to-play onde a pessoa joga gratuitamente e paga para ter ítens ou acessos especiais vem crescendo muito e cada vez mais se ouve falar de empresas que “liberaram o download” pra todo mundo jogar ao invés de vender o game e tiveram sua receita duplicada, triplicada, e por aí vai, como é o caso do Lotro ou ou doChampions Online, que revelou que as receitar aumentaram em 1000% depois que o jogo se tornou gratuito.

No Brasil, onde o Orkut ainda é muito forte (não sei até quando), veio o Colheita Feliz, Mini Fazenda, Joga Craque, etc. Todos free-to-play, e com muito lucro. Em fevereiro de 2011, uma estimativa da Folha de São Paulo disse que no Brasil games em Redes Sociais giram U$200 milhões ao ano.

E após o sucesso da Zynga era natural que jogos mais bem trabalhados fossem aparecer, até que hoje, foi anunciando um game novo no Brasil, chamado Milmo, 3d, funciona tanto para Facebook quanto para Orkut.

Talvez estamos vivendo uma bolha de jogos em redes sociais, talvez o mercado de games esteja mudando para sempre, mas o fato é que os jogos de facebook / orkut tem sido cases e investimentos excelentes, e a complexidade de criar um jogo desses é menor do que criar um portal ou um sistema grande.

One thought on “O bilionário mercado de games em Redes Sociais

  1. Pingback: Links Interessantes (Videogames) | Willy Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *