Microsoft joga sujo com medo do Google

A Microsoft desceu dos tamancos e baixou o nível dessa “guerra” travada entre os browsers. Com a clara perspectiva de perder o mercado para o Google (e isso nem de longe inclui apenas os browsers), ela apelou: utilizou o Hotmail (um de seus serviços gratuitos mais utilizados no mundo), para tentar segurar seus usuários.

Quando você tenta acessar o Hotmail, via Chrome, aparece a seguinte mensagem (clique para ver ampliado): Mensagem de erro do Hotmail com a navegação pelo Chrome

Para os insistentes, que clicam em “continuar” sem fazer a atualização, o Hotmail carrega , mas uma outra mensagem aparece, sugerindo de uma forma bastante clara que o Chrome é ruim o bastante para não conseguir utilizar a versão mais completa do Hotmail (clique na imagem para ver a mensagem): Mensagem sugere que o Chrome é um navegador ruim

A situação da Microsoft chega a ser ridícula. Sugerir que o Chrome é um navegador pior que o Internet Explorer 6.0 é além de desrespeitar a inteligência do usuário, é mostrar que realmente está despreparada para a concorrência com o Google.

Enquanto o Google prega o “don’t be evil”, a Microsoft tenta ser má de uma maneira bastante desesperada. O que mais me irrita nesse caso, é que eles são capazes de exigir uma atualização no Chrome, mas não fazem nada a respeito do IE6 (e pelo contrário, continuam incentivando o uso).

O IE6 é a desgraça de qualquer programador de interface hoje em dia. E como bem disse o Diego Eis (Tableless), que venham o Chrome, Firefox 3 ou qualquer outro bom browser: não adiantam grandes inovações enquanto uma grande porcentagem de usuários utiliza o IE6, que não suporta nada.

Se não bastassem essas coisas todas, eles ainda chamam a instalação de um browser diferente de uma “atualização” do navegador, iludindo o usuário que está melhorando o software que tem, e não instalando alguma coisa completamente diferente. Morra Microsoft, morra.

Agradecimentos ao Vinicius (ET) que me contou disso ;)

20 thoughts on “Microsoft joga sujo com medo do Google

  1. Agora sendo advogado do diabo, quer dizer, da Microsoft, que paga meu salário.
    Ela está sim tentando acabar com o IE6, a um bom tempo só vende windows com o IE7, pede para as pessoas atualizarem e coisa do tipo.
    Alias, hoje ela não só tenta empurrar o IE7 como tenta empurrar a porcaria do windows Vista, quem não atualiza o navegador são os usuários do IE6.

  2. Ai eu fico pensando, de que adianta gastar 30 milhões em uma ação publicitária para deixar a microsoft cool se ainda continuam atuando da mesma maneira por baixo dos panos ?

  3. Pois é, agora vai me dizer que aquelas 40 páginas de quadrinhos, que o Google fez para apresentar o Chrome, não poderiam ser traduzidas por.

    ‘Microsoft, we really, REALLY
    hate you.’

    É guerra oras.

  4. Elder,
    Discordo de você, o objetivo da google com as 40 páginas foi mostrar a idéia deles…

    Se for guerra, não é só contra a microsoft, é contra o firefox, opera, safari, etc…

    Tem uma guerra acontecendo… Mas acho que o Google vai “comer quieto”, logo logo veremos o “novo conceito de sistema operacional” da google ;P

  5. engraçado. a M$ sempre esnoba quem faz bem feito e olhar o rabo dela para acabar com o lixo do IE6 que eles fizeram – que na verdade nem browser é e muito menos interpreta xml – eles não olham.

  6. Ué… que eu me lembre, o Google Docs não permite edição quando você está utilizando Opera, dependendo do tipo de documento, e também diz pra você usar um “navegador compatível” para poder editar.

    Talvez o modo com que a MS fez foi “impolite” demais, mas a prática existe por todo o mercado.

    Não vejo tanto mal assim em ter uma lista de navegadores compatíveis no Hotmail (afinal, hoje em dia um cliente de e-mail é muito mais uma aplicação web do que um simples site).

    E, finalizando / jogando fogo no assunto: somos nós mesmos, desenvolvedores de interfaces para Internet, quem mantemos o IE6 sendo utilizado, tentando manter compatibilidade 100% do site com IE6+, sendo que ele já perdeu uns 50% de market share para o IE7.

    Se todos os sites começassem a ter funcionalidade reduzida para IE6, as pessoas teriam mais estímulo para atualizar / mudar seu navegador. E tenho dito.

    Ou alguém continua comprando leitor de CD-ROM, agora que ele é uns 200%+ mais caro do que um gravador de DVD?

  7. Pingback: Briga de browsers: o nível está baixando? - Lima.Eti.Br

  8. Antes de sensacionalismo, é melhor olhar que o Chrome possui um interpretador de javascript novo, portanto não compativel com milhoes de sites, não só o hotmail.
    Basta acessar sites de bancos.

    Outra coisa é o motor de renderização utilizada pelo chrome, o webkit que também é utilizado pelo safari.

    Antes de sensacionalismo é melhor apurar os fatos pelas vias tecnologicas.
    E essa tela não é nova, já existia antes do chrome, e se deve a qualquer navegador que tenha o Agente diferente dos citados acima e que não consiga interpretar javascript(a sintaxe deles) corretamente

  9. Pingback: Guerra dos browsers: Baixando o nível? - Lima.Eti.Br

  10. Não Existe uma guerra, isso quem faz é a Imprensa e alguns usuários que ficam defendendo a bandeira aquilo ou daquilo outro. Besteira, pois exitem espaço para todos, e cada um com sua filosofia, a Microsoft, tenta trazer com facilidade a alta tecnologia para qualquer tipo de pessoa, facilitando a vida, a Google, está tentando fazer a mesmo coisa, assim como o FireFox está mais para usuários avançados da net com seus 1001 plugis. Não importa o que as empresas façam, quem vai decidir, é o usuário final, que pode gostar ou não, eu utilizei o Navegador da Google e não gostei, tenho todos os navegadores no meu PC, e ainda prefiro o IE, até porque já esta no sistema, eu não quero trabalho, não fico imaginando como devo navegar, e sim vou navegar na net. Mas isso sou eu, você pode ser diferente, e assim é o mundo, com deirentes escolhas, pois somos todos diferentes. Guerra, isso é coisa de imprensa para ganhar publicidade, não meu interessa se é Microsoft, linux, Google, Firefox Ou @#$%¨&*… tudo o que quero é ver a informação.

  11. Pingback: Guerra dos browsers: Jogo sujo ou só mercado? - Lima.Eti.Br

  12. Pra falar a verdade tem guerra sim, isso é bem claro na administração das duas empresas.

    Outra verdade é que essa é uma página antiga, tem validação para os navegadores homologados pelo hotmail, qualquer outro entra nessa tela, se eu criar um navegador vai cair nessa tela!

    Mas que rendeu comentários rendeu! hehehehehe
    Tão aprendendo com o aqui agora heim!

  13. Pingback: Convencendo os usuários a esquecer o IE | TidBits

  14. Olhe mesmo que o google junte com a mac nao tem como ganhar da microsoft vcs n entendem que o windows e o sistema operacional mais usado do mundo
    -.-

    eu nao sei mais de nada, vamos esperar pra ver o que vai acontecer dps de a microft tenta comprar o yahoo ne =D

    vamos ver oq vem mais por ai

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *