Melhorando a performance do seu site com a nova ferramenta do Yahoo!

O Yahoo! lançou na semana passada o smush it! uma ferramenta para auxiliar desenvolvedores a reduzir o peso das imagens, e assim otimizar o carregamento de seus sites, tornando-os mais leves. Não parece nada demais para programadores de interface que sabem (e precisam lidar com) o Photoshop, já que nele o comando “Save for the web” ou o querido CRTL + ALT + SHIFT + S, ajuda a escolher a versão mais reduzida da imagem.

Mas a vantagem do smush it!, é que segundo seus desenvolvedores, apesar de já exisitirem vários editores que otimizam o tamanho do arquivo da imagem, ainda ficam uma tonelada de dados extras (e inúteis) no arquivo. Por exemplo, informação sobre a data de edição ou criação do arquivo, o nome do editor utilizado, etc. – que são os dados que o smush it! vai remover.

Nessa aplicação web, as imagens, enviadas através de uma url ou por upload, são otimizadas e disponibilizadas para o download novamente. Uma grande sacada é que se pode enviar várias imagens de uma vez, e depois baixá-las com um arquivo único zipado.

Quando a foto é otimizada, aparecem os percentuais de redução. Nos testes que fiz, variaram de 2% a 48% de acordo com a imagem. Mesmo para os valores mais baixos, parece compensar passar as imagens pelo Smuthit, considerando que pra sites grandes, diminuir qualquer 2% do peso de cada imagem, já é um grande otimizador de performance. É legal comentar que em todos os testes que fiz, não houve perda da qualidade da imagem.

Tela de resultado do smush it!

O smush it! também tem uma extensão de Firefox, que cria um ícone na barra de status do navegador. Quando se está em um site, basta clicar com sobre o ícone, e ele irá abrir o smush it em uma nova aba, carregando todas as imagens da página, sendo “smushadas” e com o link para o download do .zip. Mais fácil que isso não tem né? ;)

2 thoughts on “Melhorando a performance do seu site com a nova ferramenta do Yahoo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *