jQuery completa 3 anos e lança a versão 1.3

jQuery, o framework de interação web que mais cresce, completou 3 anos hoje e lançou a sua versão 1.3.

veja mais tidbitsA maioria de suas novidades (que não são muitas) estão na performance.

Veja a comparação do desempenho do jQuery (em milisegundos) com outros frameworks com seu novo release:

tempo de resposta dos seletores

html injection - jQuery

offset - jQuery

As principais alterações da versão foram:

  • Seletores mais rápidos
  • Live Events – um evento live, serve para criar um elemento e já adicionar um evento ao novo elemento
  • Um seletor CSS mais rápido
  • Reescreveram o HTML Injection e o Offset para ganhar performance

A fundação do jQuery também criou uma nova API enquanto construía esse release.

jQuery API

Na blog do jQuery tem um post comentando detalhadamente todas as alterações da versão.

Você pode se interessar também por:

4 Responses to “jQuery completa 3 anos e lança a versão 1.3”

  1. 1
    Leko Says:

    cada vez mais rapido!!

    flw abraço

  2. 2
    Chris Benseler Says:

    É o segundo benchmark que vejo hoje relacionado a bibliotecas javascript (nunca tinha me deparado com outros), e to abismado com a lentidão da prototype.
    Apesar de ser a que eu mais gosto de usar – acho muito mais simples desenvolver com ela – começo a repensar alguns conceitos… hehe

    Abraço!

  3. 3
    Tiago Says:

    É isso ai JQuery rs… só pra complementa eu recentemente descobri o peppy um seletor javascript CSS3 mais rápido que, e concorrente direto do sizzle (que por sinal eh do mesmo criador do nosso querido jquery), acredito que esse sizzle já estaja implementado no 1.3, não?

    Bom segue o link com uma matéria sobre eles: http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2008/11/05/peppy-seletor-javascript-css3-mais-rapido-da-web/

  4. 4
    Leonardo A. Souza Says:

    Tiago: Sim, o Sizzle vem de “brinde” na jQuery 1.3.

    Eu tive muitos problemas de compatibilidade com a versão 1.3. Principalmente, mas não somente, com a jQuery UI.

    Vou esperar as versões 1.3.x e as atualizações dos plugins, principalmente da UI, pra avaliar se vale a pena a migração.

Leave a Reply