Já sei programar, vale a pena fazer faculdade?

Muitas pessoas devem fazer essa pergunta pra si própria. Minha opinião é NÃO, não vale a pena. Pelo menos pra mim não valeu. Tudo bem, fiz uma faculdade fraca (UMC – Villa Lobos), curso tecnólogo (3 anos). Mas, pensa só… uma faculdade de 700 reais de mensalidade, custa 25 mil reais ao longo do curso (se não tiver reajuste) e as 4 horas por dia (5 ou talvez 6, 7 contando transporte e trabalhos pra entregar), durante 3 anos, é MUITO tempo também.

Enfim, aprendi bem pouco pelo enorme tempo e dinheiro investido, me arrependo de ter feito faculdade, se eu gastasse o mesmo dinheiro em cursos, podia ter Certificado Java da Sun, PHP da Zend, Cisco, além de muitos cursos interessantes hoje na Impacta, Visie e até no Senac… Enfim, muito mais cursos onde realmente se aprende e que pesam no currículo.

Em tecnologia, as empresas não procuram por um profissional formado em sistemas de informação ou em ciência da computação pode ver na Apinfo, Clickjobs, Vagasnaweb ou qualquer outro site de empregos de TI, procuram por programadores .net, asp, c#, php, java, xhtml/css, oracle… enfim… coisas úteis para construir um site / um sistema. E tudo aquilo que passam nas aulas da faculdade de calculo de números binários, matemática e estátistica, funcionamento de um processador, registradores. Provas sobre gerenciamento da memória, trabalhos sobre computadores de 1960, etc. Com certeza, isso pode ser usado em alguma empresa que fabrica hardware ou sei lá o que mas, no Brasil é 100 vezes mais útil fazer um curso de linguagem de programação. Ou se você já sabe a linguagem, pode gastar o tempo que ficaria na faculdade fazendo freelas ou estudando em casa. Acredito que se aprende tanto quanto ou mais fazendo projetos reais em casa durante 3 anos do que frequentar uma faculdade.

33 thoughts on “Já sei programar, vale a pena fazer faculdade?

  1. Muito obrigado por citar o Vagas na web. ^^

    Concordo com você sobre aprender muito mais coisas úteis para a nossa profissão em cursos e até mesmo sozinho do que na faculdade; a questão é que hoje em dia é MUITO necessário termos um diploma de 3º grau, é simplesmente por isso que também estou perdendo meu tempo aprendendo coisas que nunca usarei na minha profissão cursando uma faculdade de design digital.

    Abração!

  2. Eh.. como disse ai… nao da pra ficar sem alguma graduação, muitas empresas pedem.. mesmo que vc seja o MESTRE nesta area e nao tiver escolaridade, ta ferrado!

    Então eu acho que vale apena fazer faculdade sim, não pela faculdade, mas pelo que as empresas pedem..

    Ou entao va comprar um diploma e pronto.

  3. Pense que eu concordo sem tirar nem uma virgula.
    Acabei de mim formar em TI, porém prática só a do meu dia dia mesmo no trabalho pq na Faculdade nada.

  4. Coincidentemente fui companheiro de projetos e faculdade do competente Danilo Augusto, parabenizo por mais esta inciativa. Desejo-te muita sorte companheiro !! Compartilho um pouco da opinião de cada um de vocês. O diploma é sim um “instrumento” importante para quem quer alcançar algo mais e ser sobretudo “respeitado”, isto é, se o cidadão passar pelos processos normais de seleção, sem qualquer tipo de indicação. Além do que o “universo” não se resume só a programação de computadores quando se trata de TI. Quanto à faculdade encaro como uma questâo de ponto de vista. Faculdade – como qualquer tipo de escola = Conhecimento téorico + experimentos, base para enfrentar a prática. Mercado de trabalho = ?!?!? + conhecimento + inteligência + competência + disciplina, entre outros atributos. Tudo o que, em nenhum lugar do mundo, a universidade não ensina.

  5. Alguns dias atras, analisei um site feito por um programador de “cursinho” e caí de costas com a quantidade de besteiras que o cara conseguiu fazer (já era a terceira versão do código…). Repassei a analise para o dono da empresa que forneceu o site e tudo o que eu disse retratava exatamente as reclamações do cliente. O cara parou de programar para essa empresa pois foi promovido na outra empresa em que trabalhava… Eu imagino o tipo de sistema que aquela outra empresa deve estar fornecendo, quando o programador chefe não sabe nem colocar uma base de dados na primeira forma normal. Fiz Ciências da Computação e pós em Sistemas de Informação e, apesar de fracos, como você mesmo citou, e não da para negar, eles dão conceitos muito mais importantes do que o simples “copiar e colar” tão difundido pela Internet. Na minha opnião, uma boa programação somente pode ser alcançada com a união entre a teoria e a prática. Por mais que você negue, entender o que está fazendo é tão importante quanto acreditar que sabe o que fazer… e 90% dos “programadores de cursinho” tem como maior ferramenta de desenvolvimento o ‘Google’ aliado às combinações de teclas ‘ctrl+c’ e ‘ctrl+v’. Mas isso é coisa de Brasil mesmo, onde o ‘jeitinho’ é sempre a menor distância entre dois pontos, mesmo que a parábola descrita pelo movimento se estenda ao ponto de formar um círculo… ou quadrado, porque não… é só fazer uma ‘gambiarra’… E como a área de TI não tem um órgão de controle como a OAB, CRM, CREA, etc, temos que nos sujeitar ao CRA para poder desenvolver sistemas comerciais com emissão de NF… E o ‘canudo’ passa a ser um gasto equivocado… Ainda bem que só na nossa area que se tem esse tipo de pensamento… Imaginem: Curso Básico de Lingua Portuguesa para Professores, curinho básico de contabilidade de Empresas Multinacionais, Como escrever para um jornal para formadores de opnião, ou pior: cursinho básico de cirurgia plastica…

  6. Certamente quem acha que curso para certificação, curso especifico de linguagem, framework etc… é mais proveitoso que uma faculdade, muito provavelmente não deve nem imaginar para que serve a matéria de ética, o português instrumental muito visto em cursos tecnólogos, não deve ter visto que com isso é feito uma moldura para o profissional saia daquele nível amador de so saber lógica de programação, e ferramentas violentas que fazem tudo para ele, e partir para uma projeto de vida, e profissional muito mais abrangente muito mais com cara de profissional(ainda não estou falando de analista nem gerente).

    Hoje trabalho em uma empresa que antes havia um programador que tinha feito um curso técnico junto com o colégio, ele era responsável pela área de desenvolvimento. Imagine um sistema sem comentário algum (isso qualquer um pode fazer é obrigação) agora que vem a bomba imagina um sistema relativamente grande com aproximadamente 20 tabelas todas desnormalizadas (20 tabelas na análise maluca dele tem muito mais), todas sem foreing key, um sistema que não pode excluir algum dado pois a seqüência de preenchimento de chaves e baseada na quantidade de linhas da tabela e não em um identity ou auto_incremente.
    Meu gerente quase quis me matar pois enchi o saco falando que daquele jeito iria ter de fazer o sistema do zero e o único argumento que ele teve pra me dizer foi:
    Não existe um desenvolvedor que não fale mal do outro.(eu simplesmente adorei e expressei a parte de Java script que esse programador fez muito boa porem totalmente copiada da internet).
    Com três dias de análise do sistema identifiquei falhas na segurança, a forma como era tratada as sessões.
    Com análise eu identifiquei erros, quantos de vocês aqui fazem uma documentação onde o cliente, o DBA, o programador, o gerente de projetos, fazer um código que outro programador vai entender, ate o desing vai entender a mesma coisa (claro com diagramas e recursos diferentes) e ai?
    Concordo que faculdade da vontade de dormir tem hora (graças a Deus já passei dessa fase) umas coisas aparentemente sem noção mas com o tempo você que não pensa em ganhar 1500 o resto da vida vai ver que seu conhecimento operacional pode crescer com sua base fraca da faculdade e virar um conhecimento para áreas de lideres, porque escrever código que só você entende, ira ter de depender da peixada e dar sorte de seu gerente não saber o que esta fazendo.
    Para mim o caminho é:
    Saber que quero para minha vida, ponto
    Fazer faculdade
    Fazer curso complementar (para prestar a famosas certificações)
    Legal to ganhado mais de 2000
    Fim
    Claro que não, pós-graduação
    Dependendo da sua estimativa de carreira um mestrado, doutorado.
    Opa estou entre 28 e 30 anos (não se preocupe em ser o geniozinho pois nessa altura você também já aproveitou sua vida muito e muito mesmo)
    PHD é sinistro mas não é impossível, particularmente eu não almejo.
    Para mim não há cabimento essa pergunta, é minha opinião e ninguém é obrigado a aceitar porem gostaria que refletissem e imaginasse daqui a cinco anos pensando igual a mim e também pensando igual ao autor desse tópico.

  7. Pois é, também estou nessa de começar ou não um curso superior de Sistemas de Informação… já sei a realidade. Mas minha idéia é fazer concursos públicos, onde exige graduação em S.I. Neste caso não tenho como abrir mão. Ou será que esse tempo que perderei fazendo o curso, devo investir em outros concursos a nivel médio mesmo, por exemplo? Mas acho que o salário não compensa…

  8. Bem, eu acho que vale a pena sim.
    Vc pode ser o fera em programação,mas se não correr atras de uma graduação e pós vc não é respeitado. Quanto maior o titulo, maior o seu salario. Blog legal em:) gostei.

  9. Qual a dúvida?
    Quem não tem faculdade ganha X
    Quem tem ganha 2X

    Vale também paras as certificações.

    Um MAU profissional certificado, ganha mais quem um BOM sem certificação

  10. Você tá falando sério? Faça computação numa universidade decente (usp, ufscar, unicamp, ita, ufmg, ufu, ufabc etc) e veja se vale a pena.

    Sem uma faculdade, você ganha x. Com uma faculdade BOA, você ganha 10x.

    Claro que não é todo dia que se passa numa universidade boa.

  11. Já tenho mais de 10 anos na área já passei por empresas de pequeno a grande porte.
    Trabalho atualmente como Analista Programador Senior e coordeno uma equipe de desenvolvedores.
    Já fui sócio em uma empresa SA que trabalhei também.
    Pergunta se eu tenho faculdade?!
    Não.
    Na minha opinião tudo depende do que você busca.
    Se você quer ser o próximo Bill Gates ou um Larry Page(fundador do Google) dai sim é interessante.
    Agora se você quer fazer grana e ainda ter sua vida pessoal rsrsrs… não vale a pena !
    E as empresas tem noção SIM de que tem mta gente com diploma na mão e é uma ameba. kkkk

  12. Faculdade? Meu irmão é pedreiro e empreiteiro de obras a mais de 15 anos e nunca frequentou a faculdade tendo apenas o ensino fundamental e hj possui 5 casas, dois carros e muito trabalho pra fazer. E eu to me aventurando em programação Java, C# e PHP sem saber oque o futuro me reserva aos 29 anos…Acho que vou ter que montar o meu boteco, pelo menos da pra tomar umas e se divertir hahahahahh…

  13. msm tendo apenas 14 anos , já sei tenho q fazer uma faculdade, o diploma eo q conta no mercado de trabalho , obrigada por tirarem minhas duvidas bjs e abraços…..

  14. Eu concordo quando estiver relacionando faculdade(curso tecnologo) a computadores…
    o que é afirmado no post, observando a condicao acima, esta certicimo…
    porem resalvo que:
    não faça faculdade voltada a computador…
    faça voltado a qualquer coisa menos computador… mecanica por exemplo… e fazendo um curso em outra area tente resolver os problemas propostos com o auxilio do computador… no caso do exemplo… juntando mecanica com computadores… ai sim voce vai poder construir algo realmente muito util…
    mas computador por computador, na minha opniao é inutil(pra nao baixar o nivel) …

  15. Matematica a 100 anos é igual a matematica de hoje que é igual a matematica daqui a 100 anos…
    1(um) + 1(um)
    foi, é e sempre será = 2
    na faculdade voltada a computadores eles parecem quere ensinar computadores como ensinam matematica… por isso todo mundo vai concordar com o post e faculdade para computadores nao serve pra nada alem da sua grande perda de tempo e dinheiro… se voce tiver entediado da vida e nao tiver familia pra criar ou outra coisa muito melhor pra fazer…

    faça faculdade voltada para computadores … ainda é melhor do que matar roubar e destruir!

  16. Se puder fazer uma faculdade, faça. Não e apenas o diploma, é o conhecimento e a vivencia em um abinete de produção de conhecimento e cultura. Além do mais com nível superior você prestar concursos e conseguir um bom rendimento financeiro. Porém cada um é cada uma… o que é melhor para uma pessoa, pode não ser para outra e vice-versa.

  17. Vale a pena fazer faculdade, não só pelo conhecimento basico q se obtem, mas pela convivencia com pessoas de mesmo interesse, e com a possibilidade de conquistar cargos de liderança. Sem faculdade vc vai perder espaço para aquele que é graduado e ainda tem certificações e cursos. Saber se relacionar é tão importante quanto ter conhecimentos técnicos, portanto pense melhor.

  18. concordo.
    tenho 14 anos. quando chegar a hora de fazer faculdade, terei aprendido muito mais do que fazer 4 anos de faculdade e sem falar que o meu curriculo sera outro.

  19. Concordo com o José :

    “Sem faculdade vc vai perder espaço para aquele que é graduado e ainda tem certificações e cursos.”

  20. A razão do pavão macho ter aquela cauda bonita é bastante
    discutida entre biólogos pois parece que tamanho fardo
    nada ajuda a sua sobrevivência entre os demais.
    Os biólogos afinal concluíram que a cauda serve para
    chamar a atenção da femêa, o que tecnicmanete é chamado
    de seleção sexual. A mensagem que os machos passam é algo
    do tipo: “Olá fêmeas, mesmo com essa cauda pesadíssima
    que aqui ostento, consigo fazer tudo aquilo que outros
    sem ela fazem. Estou vivo forte e saudável E ainda posso
    carregá-la com facilidade”

    Mesmo se voce não aprender nada na faculdade ainda
    vale a pena ter a cauda do pavão. Se você é programador
    e não fez faculdade estará passando a mensagem para
    o mercado de trabalho: “Esse assunto é tão difícil pra
    mim que tenho que fazer um esforço imenso para chegar
    perto daqueles que tem faculdade e fazem a mesma coisa
    do que eu.”

    Gostaria de terminar dizendo que não se deve fazer faculdade
    para se preparar para o mercado de trabalho. Essa não é a
    função da faculdade. Faculdade serve para abrir seus
    horizontes intelectuais, colocar suas idéias em perspectiva e
    prepará-lo para um futuro ainda desconhecido.

  21. Bem n concordo com a maioria aqui estou terminado o curso técnico ( informatica ) e depois quero fazer uma faculdade de Analise de sistemas, Claro não adianta você ser um Analista de sistemas se você e um cara que não tem capacidade de
    pegar um cargo que te paga 4 a 5 mil reais você tem que saber oque ta fazendo e se e pra fazer faculdade tem que estudar muito mesmo, agora imagina só uma vaga de emprego um cara tem técnico e o outro tem técnico, faculdade, Pos.

    me fala de quem e a vaga, pra você ser um profissional competitivo você tem que se especializar SIM.

    Pode pesquisar na internet ai vaga de emprego na areá de Analista de sistema, técnico etc..
    Tenho certeza que a maioria que vai encontrar vai ter assim

    Obrigatório nível: Técnico/Superior etc…

    Eu ainda n fiz a faculdade mais na minha humilde opinião VALE A PENA SIM SEM DUVIDA.

  22. Respeito sua opinião. Também gostaria que as empresas olhassem mais para pessoa e sua capacidade e não apenas para títulos. Concordo que se você é um freeLancer ou Empresário um diploma não faz tanta diferença assim. Mas não é exatamente isso que acontece com quem quer entrar no mercado como funcionário de uma grande empresa.
    Como você deve saber, a área de TI hoje pode ser ramificada em 2 grupos: Projetos – aqueles que almejam alcançar um cargo de gerente de projetos ou de negócios que apenas é necessário terem um conhecimento básico de sistema.Nesse caso a formação acadêmica conta muito! Mas não necessariamente em informática. Também é levado em consideração outras áreas: administração, engenharia, comunicação, etc.
    Em relação a área técnica, a empresa quer aquele profissional que “resolva o problema”, ou seja, o blablabla não funciona muito aqui, pois numa entrevista, a maioria das empresas vão submeter os candidatos a testes de conhecimento técnico em programação e a tecnologia utilizada que envolve uma linguagem!
    O ponto em comum que destaco entre as duas vertentes (projetos e técnica) o importante é a conjuntura, a combinação de requisitos. É ilusão achar que fazer uma faculdade já basta para ingressar no mercado. Assim como achar que fazer faculdade é perda de tempo. Conselho de quem está no mercado: invistam em cursos, estudem para certificação. Mas não se esqueçam ou ignorem uma formação superior, independente da escolha do curso. Conheço excelentes programadores que fizeram faculdades de administração por exemplo. Enfim, o estudo é muito importante e TI se não estudar diariamente, amanhã você já estará desatualizado.

  23. Sim, é claro que vale a pena. Se duas pessoas sabem programar igualmente e uma delas fez faculdade, esta última levará vantagem.

    Observe que a faculdade sinaliza que você, mesmo possuindo as mesmas habilidades que o outro sem faculdade, se deu o trabalho e conseguiu fazer a faculdade.

    No entanto, a faculdade não deve ser vista como um veículo para se conseguir um emprego, ela está preocupada em prover a base científica e intelectual para que os estudantes possam entender com profundidade as nuances de sua profissão.

    No caso de Ciencia da Computacao o estudante terá que aprender a funcamentação matemática da disciplina. Voce pode não gostar ou nao entender, mas isso só significa que você fica atrás de quem conseguiu aprender e é tão competente quanto você em outras áreas da profissão.

    As certificações são conhecimento enlatados e que não terão validade depois de 6 meses ou 1 ano, além disso todas as questões estão na internet e qualquer um que saiba usar uma ferramenta de buscas irá encontrá-las.

  24. Claro que vale a pena fazer faculdade, é o que separa o profissional lixo do profissional bom. Um falso profissional sem faculdade não tem a menor noção do que é um padrão de projeto, não tem compromisso e ainda se acha bom no que faz, mas na verdade só faz [email protected] Comparem um projeto feito por um profissional formado com um projeto de um zé sem formação, é um lixo, já vi muitos assim, esse tipo de profissional mancha a categoria e rebaixa os salários de quem realmente estuda e tem formação competente para a área. Chegará um dia em que essa profissão será regulamentada aí sim poderemos separar o lixo. Se você que está lendo isso se diz um programador mas não tem faculdade na área, faça um favor a si mesmo, estude!

  25. Esse mané @Sergio deve ter perdido a vaga para um cara sem faculdade porém com mais experiencia no ramos.
    Faculdade é exigida por empresas para que essas possam ter certificações de SGS, ISO, e por aí vai. Mas do que adianta um diploma se o conhecimento prático não possui? Veja qtos médicos e advogados por aí que possuem diplomas, para fazerem o que?

  26. Com diploma superior ou sem ele, tudo vai depender do seu esforco e competencia… pois, autodidatismo e um diferencial entre programadores, bem como a paixao pela profissao. Pra que vc alcance, o nivel de conhecimento e capacidde de resolver problemas relacionados a programacao, de um profissinal graduado, tera que se dedicar muito mais, considerando o fato de que, vc nao tera auxilio de professores ou colegas de sala. Por isso que empresas norte-americas valorizam o profissional pela sua capacidade e competencia, e nao somente pelo seu diploma. Mas, infelizmente o Brasil ainda esta atrasado em relacao a este aspecto. Sem desmerecer os profissionais graduados, vcs se esforcaram e se dedicaram durante anos, portanto merecem respeito. Bom, nem todos, mas os que realmente se esfocaram. Porem, nao pensem vcs que acabou. Muito pelo contrario, esta apenas comecando. Agora vcs teram a oportunidade de aprender a programar de verdade.

  27. Concordo com o Paulo John,conhecimento é tudo a mesma coisa,seja vindo de faculdade ou não,o problema são as empresas brasileiras que são muito porcas e preguiçosas,as empresas tinham que contratar profissionais testando suas habilidades praticas nos processos de seleção e não usando o criterio de ter diploma ou não,tinha que ser testes parecidos com as peneiras para virar jogador de futebol,aquele que tem mais habilidade e sai melhor fica com a vaga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *