Criando um mecanismo de busca no seu site com o Google Custom Search Engine

Recentemente a Yahoo! lanço o BOSS (Build your Own Search Service), para concorrer diretamente com o Google Custom Search Engine. Ambos são mecanismos de buscas que procuram dentro de páginas ou domínios configurado por você. Aqui eu vou falar do Google Custom Search Engine que parece ser mais simples.

Google Custom Search Engine

Me apresentaram o Google Custom Search Engine lá no Google Search Masters 2008 e deram bons motivos para nos pensar em utilizá-lo, como:

  • Fazer uma busca em todo o seu site, pode ser complexo, gastar horas e horas de programação, no mecanismo deles eu fiz em 5 minutos.
  • O algoritmo de buscas é o mesmo que o google usa, então, ele consegue definir níveis de príoridade (ranking), por exemplo se nós procurarmos javascript, o algorítimo procura qual a relevância da keyword javascript dentro de cada página. E depois ele apresenta qual tem o resultado mais relevante. O que seria é mais complicado ainda.
  • Os usuários estão acostumados a interface do google.
  • É possível mesclar o conteúdo com links patrocinados e, quem sabe, ganhar dinheiro com isso.

Faça o teste aqui com o nosso mecanismo de busca que eu acabei de criar.

Procure por modal, javascipt, jQuery, ou o que quiser.

É lógico que tem desvantagens, acaba com o layout do seu site, e pra quem usa CMS como wordpress, joomla, drupal, etc.. etc… não dá trabalho nenhum criar uma busca. Mas pra quem não usa, ou se seu cliente quer um projeto “bom, rápido e barato”, vale a pena experimentar, até a w3c schools usa.

9 thoughts on “Criando um mecanismo de busca no seu site com o Google Custom Search Engine

  1. Pois é .. o lado positivo é do pessoal estar acostumado com a interface mas o negativo que é a interface do Google .. bom mesmo se desse pra usar 100% layout nosso apenas com powered by google no fim .. é possível? depois do Google Search Masters 2008 eu nem li mais sobre o Custom search.

    \o/ inte

  2. Como foi dito no post, acho over usar isso se você tem um CMS por trás; além do que foi dito, a performance é melhor e alterações são refletidas na busca em real-time. Além do que, a rentabilização pode ser feita da mesma maneira…

  3. Pingback: O que é o Google Search Appliance | TidBits

  4. Prezado Danilo, parabéns pelo site e pelos post’s.
    Sou um curioso que esta fazendo um site, no meu ver e de outras pessoas esta ficando legal, bem mais vamos ao que interessa como faço para conseguir o mecanismo de busca que vc criou, aquele que tem a logo do Google dentro, e do globo que fica girando em 3D para eu inserir em meu site.

    Atenciosamente.

    Flavio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *