Como funciona o PageRank?

Este post começa com uma história (se você não gosta de história pode pular direto à explicação): há muitos e muitos anos atrás, quando a web ainda era uma selva de gif animados, o caos predominava. Alguém tentou colocar um pouco de ordem nesse caos, e surgiram os diretórios de sites. Eles até que funcionaram por um tempo, enquanto a web não era tão grande, e enquanto as pessoas não eram tão dependentes dela.

Mas aí a coisa começou a crescer e crescer, e surgiu a necessidade de uma busca mais abrangente. Criaram os spyders, crawlers, bots (- ou qualquer outro apelido carinhoso que se queiram dar pra essas criaturinhas), que a partir de um link inicial, começaram a vasculhar todas as páginas da web, e as páginas que estavam interligadas à elas, e as páginas que estavam interligadas às páginas interligadas, e as páginas interligadas à páginas… (ok, acho que deu pra entender né?).

Enfim, o problema foi que, ao contrário dos diretórios, que podiam ser categorizados pelos humanos, em ordem alfabética, e em categorias distintas, as páginas encontradas pelos crawlers não tinha uma organização lógica. Por isso, dois caras muito espertos que tinham um plano pra conquistar o mundo, o Pink Sergey Brin e o Cérebro Larry Page criaram um algoritmo de rankeamento de páginas chamado PageRank (nome criativo, não?).

Mas, afinal, como funciona o PageRank?

Bom, o PageRank nada mais é que um sistema de votos, e como toda democracia, tenta ser o mais justo possível (embora nem sempre consiga). A idéia do PageRank é colocar os bilhões de páginas indexadas pelos seus crawlers em ordem de importância.

Para fazer isso, o Google registra os “votos” de cada página, e esses votos dão os valores desssa página, em relação à todas outras. Esses votos, são, a grosso modo, os links que referenciam esta página. O Google tenta “não ser malvado”, por isso ele entendeu que os votos não poderiam ter um peso igual, já que a importância das páginas que “votam” não é igual. Por isso, cada página votante, tem também um PageRank, que confere valor ao seu voto.

Quando uma página referencia outras, seu PageRank é trasmitido dividido entre as páginas linkadas. Em um modelo mais ou menos assim:

Funcionamento do Pagerank

Além disso, é importante lembrar que o PageRank não atribui valor ao site, e sim a cada página individualmente. Então links internos são de extrema importância. Por isso, para atingir boas posições nos resultados de busca, fala-se tanto a importância do “Link Building”, ou seja, construir uma (boa) rede de links que refereciem seu site.

Para saber o valor do PageRank de sua página, site ou blog, recomendo a Calculadora de Pagerank, uma excelente ferramenta, desenvolvida pelo Paulo Teixeira, do blog Marketing de Busca (e um dos maiores especialistas em SEM e SEO no Brasil).

7 thoughts on “Como funciona o PageRank?

  1. Pingback: Como evitar que seu conteúdo seja copiado na web | TidBits

  2. Lembrando sempre que a configuração das ferramentas do Google são muito importantes. A atualização muito rápida de um site pode classificá-lo como Spam Dexin,quando há uma grande inclusão de conteúdo de uma só vez, muito comum em redes sociais. O Dihitt já passou por isso, já acertou, agora quem passa por isso é o lnkto.

  3. Eu gostaria de saber timtim por timtim porque já ouvi e vi que existe alguns sites que tem duas semanas de vida e já tem Pagrank 3! é incrivel e eu que to a quase um ano ainda não consegui nem o 1 mas tenho paciência e eu chego lá!

  4. Pingback: Google encerra 2008 atualizando o pagerank | TidBits

  5. Pingback: Google atualiza o PageRank no dia 1º de Abril | TidBits

  6. Claro que já ouviu falar!… mas, não chegaste a entender que para ter uma boa classificação temos de inserir links promocionais de empresas de renome.

  7. Pingback: Vamos conhecer conceitos de buscas na internet. | vilaweb

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *