Como evitar que seu conteúdo seja copiado na web

Aqui no Tidbits, a gente já passou por isso algumas vezes, e qualquer um que tem blog ou site, e publica conteúdo original já pode ter passado também. Infelizmente, o número de pessoas interessadas em roubar conteúdo alheio, costuma ser maior do que o número de pessoas interessada em produzir material próprio.

Tidbits sendo copiado, no Copyscape

Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a encontrar seu conteúdo espalhado por aí, um deles é o Copyscape, nele você cola a url do post ou da página que quer verificar, e ele faz um match dos sites que tem aquele mesmo conteúdo. Uma outra opção é utilizar a busca do Google, retirando trechos do seu site e buscando entre “aspas” para verificar se uma frase exatamente igual a sua está passeando por outros blogs/sites.

Tidbits copiado no Google
Mas não basta somente identificar as cópias. Também é preciso tomar alguma providência contra elas, e uma delas é utilizar os caminhos absolutos (com http://…) para todos os links de imagem do seu post. Isso porque se a pessoa é preguiçosa o bastante para sair copiando conteúdos alheios a torto e a direito, ela muito provavelmente vai copiar sua imagem também. Usando o caminho absoluto, você vai estar recebendo não só o link externo (que é super importante para o PageRank, como eu já publiquei aqui há um tempo atrás) como também vai indicar aos mecanismos de buscas que você é quem tem o conteúdo original – isso significa que na hora de ordenar esse conteúdo, o buscador identifica os conteúdos replicados e joga pra beeem longe dos primeiros resultados o conteúdo copiado, já que ele não será relevante para o usuário.

Outra solução bastante inteligente foi dada pelo site internacional Conversation Marketing em um post que traz 3 maneiras de se livrar do plágio. Uma delas, a mais inteligente que eu já vi por aí, é você colocar uma pequena imagem da mesma cor do background do seu site, em algum lugar onde ela possa ficar bem disfarçada.

Na hora que seu texto for copiado, é muito provavél que ela seja copiada também. Nesse caso, quando você descobrir que está sendo plagiando – e se a conversa não funcionar (o que acontece em 90% dos casos) – você pode se “vingar” do folgado e substituir a imagem que nem existia por um belo “outdoor” mostrando que aquele conteúdo ali não é desse fulano.

One thought on “Como evitar que seu conteúdo seja copiado na web

  1. Estava hoje falando com um colega sobre isso; a princípio, o melhor mesmo é a conversa e ter a consciência que, no futuro, quem é “copiador” de posts vai se estrepar, porque só quem gera conteúdo bom mesmo permanece.
    Mas essas técnicas, de cara, eliminam os copiadores preguiçosos! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *