Programador de interface, programador front end, programador html, programador javascript e jQuery, etc etc… enfim… a profissão é tão nova que não existe um nome pra ela … mas se trata do cara que recebe o PSD e faz um site, através de (x)html, css, javascript, flash, xml e o que mais precisar.
Aos poucos, a profissão vem se tornando essencial (só aqui na AgênciaClick somos em uns 15 mais ou menos). E com a popularização dos padrões web, mundo a fora já é uma profissão reconhecida, em Londres, os “front end developers” ganham em média 4 mil libras mensais, e alguns profissionais mais “seniors” chegam a receber salários de 8 mil libras por mês.
Porém no Brasil, agora que o mercado está sub-dividindo os setores no desenvolvimento web, o que é bom pois cada um se especializa naquilo que gosta mais de fazer. Não dá pra ninguém ser senior em .Net e html / css ao mesmo tempo. E vejo que começam a surgir os primeiros passos pra essa nova ramificação, a prova disso é que foi lançado em Recife um curso de Pós Graduação para programadores de interface, o curso chamado de Front-End Engineering & Design – Desenvolvimento de Sistemas Avançados.
Veja a descrição da entidade sobre o que é um programador front end:
“O Front-End Engineer & Designer é um profissional altamente especializado com foco em interfaces de sistemas para internet, dispositivos móveis entre outros. No desenvolvimento das suas atividades o Front-end entende as necessidades de designers, programadores e usuários.”
O curso vai ser ministrado no Núcleo de Pós Graduação Marista, tem duração de 400 horas aulas e custa 7 mil reais ( um valor normal pra uma pós graduação ).
A segunda notÃcia é que a Deitel lançou um livro aparentemente interessante, Ajax, Rich Internet Applications e desenvolvimento Web para programadores , entre os temas discutidos estão os padrões XHTML, CSS e JavaScript; lições sobre o desenvolvimento avançado do lado do cliente.
Por último, e não menos interessante, a última notÃcia boa é que o Firefox 3 é o browser mais utilizado na Europa, ultrapassando o IE7 (que teve uma queda com o lançamento do IE8, o que também é uma boa notÃcia). Agradeço e torço muito pro Firefox ir crescendo cada vez mais. Afinal, o que serÃamos de nós sem o nosso firebug, html validator, web developer toolbar, entre outras extensões?
[]s
Gostei muito de saber da iniciativa, parabéns para eles.
–
Apenas 1 dia por semana, gosto muito quando é assim .. permite pesquisa e pratica durante a semana.
–
Se eu tivesse a chance eu faria esse curso, só acho que tinha que forçar mais, deixar mais tempo para semantica, padroes, otimiacao e interacao.
–
Humm interessante o livro .. dia 7 ta chegando \o/ ;)
–
abraço
Todas ótimas notÃcias!
Certamente um profissional de interface não pode ser o mesmo car que trabalha no backend… claro que o conhecimento cruzado ajuda, mas é necessário se ter especialistas!
E, de 4 a 8mil libras por mês?
Vou pra Londres! :P
[]s!
Muito legal essa pós, espero que ano que vem, quando eu me formar, tenha sido lançada uma pós semelhante em alguma cidade mais perto do que recife =S (sou do RJ)
Acho que a tendência é o programador front-end, ou de interfaces, comece a ser reconhecido no mercado.
Agora só falta a regulamentação. :)
Por sinal, tô me mudando para Londres ganhar os 8 mil libras. Sonho!!
:D
Muito bom perceber que o reconhecimento para profissionais especialistas em front-end tenha este reconhecimento. Esta área é o elo entre o layout e o back-end, e sua qualidade é essencial para que o produto atinga a satisfação adequada.
A palavra ESSENCIAL está incorreta no texto.
“Aos poucos, a profissão vem se tornando excencial”.