As melhores ferramentas para validar seu código

O seu browser estar apresentando seu site corretamente não significa que seu código esta correto e também não significa que vai funcionar em mais 40 browsers que são usados atualmente. Programar a interface de um site é bem diferente do que programar numa linguagem server side onde, se você esquecer um “;” ou não fechar um if, seu código nem roda. Programando no lado do cliente, diversos erros de html são “consertados” pela maioria dos browsers. Ou seja, você esquece de fechar uma tag, ou coloca um <h1> dentro de um <a> no seu browser e aparece tudo ok, mas é errado.

Ok, mesmo que o site seja testado no Firefox, ie6, ie7, Safari, Chrome e Opera, quem garante que os navegadores Netscape 6.0, Ant Galio 3.1, Blaze 6.0 ou o Playstation 3 5.0 vão interpretar corretamente também?

E é por isso que devemos validar o código. Existem diversas ferramentas para validação de código.

A mais importante delas, creio que é o HTML validator, uma extensão de firefox. Além de válidar seu (x)html, ele diz o que está errado e como consertar o que é ótimo pra quem está começando a programar interface.
html validator

Para validar CSS, a melhor opção é o CSS validator da W3C. Infelizmente não existe (ou não conheço) nenhuma opção desktop. Mas mesmo assim, vale a pena utilizar.
CSS validator

copyJá o link-checker é um validador de links que analisa seu site e procura por links quebrados, muito útil. A análise é BEM completa, e demora muito tempo, afinal ele checa tudo. Analisando a home do TidBits ele demorou 286 segundos e checou mais de 200 arquivos.
link checker

Outras ferramentas como o firebug, ajudam bastante na codificação, principalmente pra detectar erros de JavaScript. E finalmente, para garantir a acessibilidade do seu site, existe diversas opções, duas em português: o Da Silva e o ASES desenvolvido pelo governo eletrônico.

One thought on “As melhores ferramentas para validar seu código

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *